![](https://static.wixstatic.com/media/a8fff9_6e1f567afb854dd89aa61c777fc15bd5~mv2.jpg/v1/fill/w_768,h_1280,al_c,q_85,enc_auto/a8fff9_6e1f567afb854dd89aa61c777fc15bd5~mv2.jpg)
São João das Fontainhas, Porto
Padroeiro da amizade
Esta festa popular portuguesa e comemorada em muitos outros países, tem uma forte ligação á festa celta Litha.
Nela comemora-se a entrada no Verão, saltando fogueiras, convivendo, oferecendo manjericos como símbolo do nosso amor, e dando a cheirar cidreira e alho-porro. Nela o profano e o religioso andam de mão dadas.
24 de Junho, dia de São João, data em que a Igreja Católica homenageia o santo pela data de seu nascimento. Este tratamento diferenciado se deve ao fato de que foi João aquele que veio ao mundo para anunciar a vinda do Messias. Os outros santos são festejados pela data do falecimento. Mesmo antes de seu nascimento, comemora-se este dia com fogueiras nas ruas. Pois, na época dos romanos, se homenageava a deusa Juno, a fim de cultuar a fertilidade da terra e dos homens, uma vez que a estação do verão se iniciava, nesta época, no hemisfério Norte.
Em outros continentes como a Ásia e a África festejava-se neste período com a fogueira, para afugentar as influências negativas, a fome e o frio. A Igreja, por sua vez, nos conta que a fogueira representa o evento em que foi acesa uma chama em frente à casa de Isabel, mãe de João, para avisar a Maria e José que a criança havia nascido.
Oração a São João:
![](https://static.wixstatic.com/media/a8fff9_6e6fd7f59ee64e71904803978b697cb3~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_737,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/a8fff9_6e6fd7f59ee64e71904803978b697cb3~mv2.jpg)
Simpatias para o dia de São João:
Na fogueira:
Com um papel branco à mão, coloca-se por cima da fogueira, sem queimar. Vai-se rezando uma Salve Rainha, girando o papel e a fumaça vai fazendo um desenho, cuja figura é o rosto do homem com quem vai se casar.
Água na bacia:
A moça pega uma bacia virgem, enche com água, e vai para a beira da fogueira com a bacia na mão. Reza uma Ave-Maria e quando terminar a sombra do rapaz aparecerá na água.
Pingo de vela:
Na beira da fogueira, a moça coloca uma bacia, um prato ou uma tigela com água e acende uma vela. (Que não pode apagar). Enquanto vai rezando uma Ave Maria, os pingos da vela devem estar caindo na água. Ao final da oração, estará formada a letra do homem com quem ela vai se casar.
Lançar o balão:
É comum na cidade do Porto na noite que antecede o dia de São João, as pessoas com os seus amigos soltarem balões de ar quente, daqueles pequenos ao estilo chinês. Enquanto as pessoas acendem o balão e esperam que este insufle, vão mentalizando os desejos que tem e soltam-no. Ao voar levará os nosso desejos aos divino.
Dinheiro:
Pegue um ramo de louro e passe levemente pelo fogo, de maneira que ele permaneça verde. Jogue-o sobre o telhado e se no dia seguinte ele ainda estiver verde, simboliza dinheiro para este e os próximos anos.
O amor está próximo? Pegue dois pedaços de carvão, de tamanhos diferentes e coloque em numa bacia com água. Depois deixe embaixo da cama. O primeiro pedaço colocado representa o ano atual e o segundo, o ano seguinte. No outro dia, você vai saber se vai encontrar a alma gêmea este ano ou no ano que vem, tudo depende do carvão que estiver boiando.
Quando será o casamento? Coloque duas agulhas de tamanhos iguais em uma bacia com água e duas colheres de açúcar. No dia seguinte, se as agulhas estiverem próximas, o casamento vai sair logo. Atenção! Esta simpatia precisa ser feita no dia 24.
Bom São João!
Comments