top of page
Buscar

Pentecostes: simbologia com os quatro elementos

cartasdahelena

“Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam. Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava” (At 2,1-4)


Pentecostes é uma celebração religiosa cristã que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, cinquenta dias depois da Páscoa.

Atualmente, o Pentecostes é comemorado principalmente pela igreja católica e ortodoxa, no entanto, ambas celebram em datas diferentes.

Por norma, o Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa, data instituída como a da ressurreição de Jesus Cristo.

Para os cristãos, o Pentecostes é uma das datas mais importantes do Calendário Litúrgico, juntamente com a Páscoa e o Natal.



Os quatro elementos:


Terra:

A simbologia da terra, ao feminino, à fixação, à dissolução. Num simbolismo comparativo a terra opõe-se ao céu. A terra é o lugar que Deus nos dá para vivermos e cuidamos.

"...os discipulos estavam todos reunidos no mesmo local...."

Água:

Simboliza o nascimento e a fecundidade da vida nova dada pelo Espírito Santo. O simbolismo da água é significativo da ação do Espírito Santo no Batismo, pois que, após a invocação do Espírito Santo, ela torna-se o sinal sacramental eficaz do novo nascimento.


Fogo:

Símbolo de força transformadora dos atos do Espírito Santo. O profeta Elias, que “surgiu como um fogo cuja palavra queimava como uma tocha” (Eclo 48,1), por sua oração atrai o fogo do céu sobre o sacrifício do monte Carmelo, figura do fogo do Espírito Santo que transforma o que toca.


Vento:

O vento atua sem ser visto, está presente sem se conseguir agarrar, “sopra onde quer, ninguém sabe de onde vem nem para onde vai, mas todos escutam a sua voz” (Jo 3, 8). Espírito em hebraico diz-se Ruah, que significa sopro, aragem. E tem também o significado de hálito ou sopro de vida.



Reze com amor e confiança:


Espírito Santo de Amor,

Divino sopro de vida,

que restaura nossa alma

e revigora nossas forças,

derramai, em nossos corações,

a força do Teu amor consolador,

para que testemunhemos, no mundo,

as misericórdias do Pai.

Dai-nos palavras de sabedoria

e fortalecei nossa alma nas lutas contra o mal.

Renova-nos no amor e na paz,

para que floresça, a cada dia de nossa existência,

o Pentecostes da Vida Nova.

Amém!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


©2020 por Cartas da Helena. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page