Existe o famoso método de aprendizagem: tentativa/erro onde partimos do pressuposto que é a fazer e a errar que aprendemos, e não deveremos aprender a repetir os erros. Toda a gente comete erros e devemos assumir quando os fazemos em vez de desculpabilizar os outros.
E como entra a gratidão aqui? Quando conseguir encontrar motivos pelos quais estar grato num erro, por pior que possa parecer esse erro, transformá-lo-á numa bênção! Prática Mágica:
Conta as tuas bênçãos: faz uma lista de 10 coisas na tua vida pelas quais estás grato e o porquê. No fim, relê e diz "Obrigado, obrigado, obrigado" no fim de cada bênção.
Escolhe 1 erro que cometeste na vida.
Encontra um total de 10 bênçãos pelas quais estejas grato em resultado desse erro e escreve-as.
Para ajudar a encontrar bênçãos, podes fazer a si mesmo estas perguntas: "O que aprendi com este erro?" e "Que coisas boas derivaram deste erro?" (podem ser as lições que retirou, para que não o repita...)
Antes de ires dormir, segure a tua Pedra Mágica e agradece, dizendo "Obrigado", pela melhor coisa que te aconteceu durante todo o dia.
Dica:
- Escolhe um erro, grande ou pequeno, que ainda o magoe quando pensa nisso. Pode ter perdido a cabeça com uma pessoa próxima e a relação nunca mais tenha sido a mesma. Pode ter apanhado uma multa por conduzir em excesso de velocidade. Talvez tenha confiado cegamente em alguém e saído "queimado". Pode ter escolhido a opção mais barata de algo que correu mal e acabou, no fim, por custar-lhe muito mais. - Podes repetir esta prática com todos os erros que cometeste na vida, em relação aos quais ainda te sentes mal. Deixa a magia da Gratidão fazer o resto! Boa jornada, iluminados.
Comentários